sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Possibilidades cientificas de acontecer um Apocalipse Zumbi

Acreditas no Apocalipse Zumbi?
Pois se a resposta é negativa estás errado/a.

Neste post vão mudar de ideia.

Parasitas Cerebrais
O que é?
Parasitas que escravizam os seus portadores como se fossem zumbis insanos. São comuns na natureza.

Chances de um Apocalipse Zumbi:

Humanos e ratos não são muito diferentes, é por isso que usamos ratos para testar os nossos medicamentos. Tudo o que precisamos é de uma versão mais evoluída da toxoplasmose, uma versão que pudesse fazer connosco o que faz com os ratos. Imagina se metade do mundo de repente parasse de ter o instinto de auto-preservação ou pensamento racional? Quer dizer, ainda menos pensamento racional do que já tem.

Neurotoxinas
O que é?
Existem certos tipos de venenos que diminuem as funções corporais a ponto do indivíduo ser considerado morto mesmo para um médico. O veneno Fugu (do baiacu japonês) pode fazer isso.
As vítimas podem ser trazidas de volta sob o efeito de uma droga como a Datura Stramonium (ou outros produtos químicos chamados alcalóides) que os deixam num estado de transe sem memória, mas ainda capazes de comer, dormir, grunhir e andar por aí de braços esticados.

Como isso pode resultar em zumbis?

Isso já aconteceu no Haiti, que é de onde vem a origem da palavra "zumbi". Existem livros sobre o assunto, os mais famosos são de Wade Davis que escreveu Passagem das Trevas, A Serpente e O Arco-Íris. 
E o que era verdade nessa história toda?

O que é definitivamente verdade é a história do haitiano Claivius Narcisse. Ele foi declarado morto por dois médicos e enterrado em 1962. 18 anos depois, encontraram-no vagueando ao redor da vila, e descobriram que sacerdotes voodoo locais vinham utilizando produtos químicos naturais para "zumbificar" pessoas e colocá-las para trabalhar nas plantações de açúcar.

Então, da próxima vez que estiveres a derramar um pacote de açúcar no teu café, lembra-te que ele pode ter sido tratado por um zumbi.

Chances de um Apocalipse zumbi:

Por um lado, isso já aconteceu, mas mesmo se algum génio do mal intencionalmente distribuir as toxinas alcalóides para uma população afim de transformá-los em uma horda de zumbis loucos, não existe nenhuma maneira de fazê-los serem agressivos ou canibais. Ainda.


O Vírus Da Raiva
O que é?
É um vírus que ataca a medula espinhal. É quase como a doença da vaca louca.

Como isso pode resultar em zumbis?
Quando a doença da vaca louca atinge os humanos, chamamos de Doença de Creutzfeldt-Jakob. Vejam os sintomas:
- Alterações no modo de andar
- Alucinações
- Falta de coordenação (como por exemplo, tropeçando e caindo)
- Espasmos musculares
- Convulsões
- Rápido desenvolvimento de delírios ou demência

A doença é rara e os doentes não são conhecidos por perseguir pessoas como monstros assassinos. Ainda. Mas isso prova que infecções cerebrais generalizadas da Raiva são apenas uma questão de esperar pela doença certa chegar.

Chances de um Apocalipse zumbi:

Se a ideia de violência irracional parece exagero, lembra-te que estás apenas a uma substância química (serotonina) longe de te transformares numa máquina de matar irracional. (Isso foi testado em ratos e eles começaram a se atacar nas gaiolas).
Tudo o que seria necessário é uma doença que destrua a capacidade do cérebro de absorver serotonina e de repente o mundo em "Extermínio" vira real.

Então imagina uma doença evoluída, uma espécie de Super Vaca Louca, e imagina que essa doença se espalha através do contacto por sangue ou saliva. Agora tu tens um vírus da raiva do tipo que pode ser transmitido por uma mordida.

Neurogênese
O que é?
Sabes aquela controvérsia toda que falam sobre as pesquisas com células-tronco?
Bem, elas podem ser usadas basicamente para regenerar células mortas. São de interesse particular dos zumbiologistas o método da neurogênese, pelo qual as células-tronco são capazes de regenerar tecido cerebral morto.
Como isso pode resultar em zumbis?
Ciência pode muito bem salvar-te de tudo, menos morte cerebral. Eles podem trocar basicamente todos os teus órgãos, mas se o teu cérebro parar de funcionar, tu morres Certo? Não por muito tempo.
Eles já são capazes de regenerar cérebros de pacientes em coma por trauma cerebral até que eles acordem e comecem a andar por aí.
Combina isso com a nova capacidade de manter um corpo em estado de animação suspensa para ser trazido de volta à vida desde que o encontremos rápido o suficiente.
Basicamente faz o cérebro morrer de fora para dentro, ou seja, o lado de fora morre primeiro, que é o córtex (a parte boa que torna nós seres humanos em humanos) deixando apenas a parte que controla a função motora básica e os instintos primitivos para morrer depois.
Não precisas do córtex para sobreviver, tudo o que precisas é o tronco cerebral: ainda serás capaz de andar sem pensar e comer. Por isso algumas galinhas podem continuar a andar depois de terem sido decapitadas.

Bem, pegas um paciente com morte cerebral, usas essas técnicas para regenerar o tronco cerebral e tu terás um corpo irracional movendo-se por aí, sem nenhum pensamento e nenhuma personalidade, nada além de uma nuvem de instintos básicos e impulsos.

E isto faz com que haja um Apocalipse Zumbi.

A ciência já provou isso.

Rui.

1 comentário:

  1. #TerrorEm1Minuto agora vamos mostrar como o mal pode estar perto e vc nem perceber, #OTruquedoDiabo

    http://migre.me/gdGeO

    ResponderEliminar