sábado, 22 de outubro de 2011

O sinal WOW

Antes que tudo quero avisar que este mistério é real.

Na noite de 15 de Agosto de 1977 o astrónomo Jerry Ehman, da Universidade de Ohio observava a saída dos dados que informavam a potência e a duração dos sinais recebidos pelo rádio telescópio Big Ear.
O telescópio fazia parte do projecto SETI que varre o céu em busca de sinais de inteligência extra-terrestre.
A maior parte dos sinais já era de conhecidos objectos celestes naturais que produzem sinais de rádio como galáxias e satélites, mas então repentinamente um pequeno sinal começou a crescer até atingir o seu máximo e então decrescer e desaparecer. No total o sinal teve um tempo de duração de 72 segundos, mas o mais surpreendente era a sua intensidade, era tão forte que a agulha extrapolou os limites do papel de registro.
Completamente atónito, sem muito tempo para pensar em descrições cientificamente precisas, Ehman escreveu ao lado do código que representava, na impressão feita pelo computador, a intensidade do sinal: WOW!
O sinal de 420.456 MHz foi o mais forte capturado pelo rádio telescópio em 14 anos de operação. O tempo da sua duração também chamou atenção. Setenta e dois segundos é exactamente o tempo que a rotação da Terra levaria para girar o telescópio através de um sinal vindo do espaço.
O sinal foi captado vindo da região da constelação de Sagitário.

Até hoje nenhuma teoria conseguiu explicar a origem do sinal.


Ricardo

1 comentário:

  1. Podiam postar mais jogos,filmes,vídeos e mistérios?
    Eu gosto mais dessas páginas.

    Beijokas

    Estela (:

    ResponderEliminar